segunda-feira, 22 de outubro de 2012

TRANSEXUALIDADE – de transtorno de identidade de gênero a posição subjetiva: como pensar no contemporâneo os discursos médico e jurídico sobre essa questão?



A Divisão de Apoio Técnico-interdisciplinar (DIATI), através do Serviço de Apoio aos Psicólogos (SEPSI), convida para o evento:

TRANSEXUALIDADE – de transtorno de identidade de gênero a posição subjetiva: como pensar no contemporâneo os discursos médico e jurídico sobre essa questão? 
Chegamos ao encontro de outubro de nossos  Diálogos Interdisciplinares, no qual propomos uma discussão de grande atualidade para o Judiciário e a sociedade em  geral: a questão da transexualidade será abordada em seus vieses jurídico e médico para um público que cada vez mais vem 
se confrontando com a temática, concebida na perspectiva dos direitos humanos e das liberdades civis.  
O tema transexualidade, cada vez mais presente no contemporâneo, tem acorrido ao Judiciário na forma de demandas de legitimidade dirigidas à Instituição. Desta forma, operadores jurídicos, bem como os diversos profissionais que os assessoram  –  tais como psicólogos e assistentes sociais  –, precisam refletir sobre a questão e debatê-la de forma direta e não preconcebida.   


PROGRAMAÇÃO 

14:00h – Mesa de Abertura 

14:30h – Palestrantes: 

Prof.  Dr. Roger Raupp Rios  –  Doutor em Direito (UFRGS), Juiz de Direito da Justiça Federal do Rio Grande do Sul, é conselheiro do  International Council of Human Rights Policy  e professor do Centro Universitário Ritter dos Reis, no Mestrado  stricto sensu  (Direitos Humanos) e na Graduação. Um estudioso das questões de Direitos Humanos envolvendo gênero e orientação sexual. 

Prof. Dr. Eloísio Alexsandro da Silva – Doutor em Medicina (Urologia - UNIFESP), professor adjunto do Serviço de Urologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Experiência em Cirurgia Reconstrutora Urogenital. Coordena ainda o Laboratório para Investigação em Urologia  - UroLab, onde 
se dedica ao estudo de biomateriais para uso em reconstrução urológica.  

Depoimento da transexual Barbara Aires, produtora de TV, que recentemente foi entrevistada por Arnaldo Bloch em O Globo. 


Debatedora: Profa. Dra. Fátima Lima – Antropóloga. Doutora em Saúde Coletiva (IMS/UERJ), com uma tese sobre a questão da Transexualidade. Professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro campus Macaé. Atualmente participa da linha de pós-graduação Micropolítica do Trabalho e Cuidado em Saúde na Clínica Médica da UFRJ. Faz parte como pesquisadora do grupo de pesquisa "Rede Substitutiva em Saúde: racionalização e/ou desinstitucionalização do cuidado".

Mediadora: Profa. Dra. Anna Paula Uziel, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ, coordenadora do LIDIS  -  Laboratório Integrado em Diversidade Sexual, Políticas e Direitos e pesquisadora associada do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ).  

LOCAL, DIA E HORÁRIO: Auditório Nelson Ribeiro Alves, da EMERJ. 4º andar do Fórum Central  – Av. Erasmo Braga, 115. Centro. Rio de Janeiro/RJ. Dia 26/10/2012, das 14h às 18h. 
Entrada livre, sem necessidade de inscrição prévia, sendo o auditório limitado a 100 lugares. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário