terça-feira, 10 de julho de 2012

Audiência Pública na CDHM - 11/07/1012- Campanha Não à Medicalização da Vida



Lançamento da Campanha Não à Medicalização da Vida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), por ocasião da Audiência Pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) a ser realizada no dia 11/07, próxima quarta-feira, às 14 horas, no Plenário 9 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados.
A audiência que discutirá a Medicalização da Sociedade terá como convidadas e convidados a profª Drª Maria Aparecida Moisés (professora titular da Unicamp e membro do Fórum contra a Medicalização da Educação e da Sociedade); a psicóloga Drª Marilene Proença (Conselheira do CFP); a psicóloga Drª Roseli Fernandes Lins Caldas (ABRAPEE); o Procurador Federal dos Direitos do Cidadão, Dr. Aurélio Veiga Rios;  e representantes do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).
Em novembro de 2010, foi realizado o I Seminário Internacional "A Educação Medicalizada: Dislexia, TDAH e outros supostos transtornos", que resultou na criação do Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, frente de mobilização de organizações da sociedade civil, movimentos sociais e pessoas interessadas em produzir reflexões e estratégias de combate aos processos de medicalização na sociedade, fenômeno cuja discussão a respeito precisa se generalizar.  Para entender a questão da Medicalização e o surgimento do Fórum encaminhamos anexo o Folder explicativo.
 Não apenas sobre o contexto de atuação política e de comprometimento social de psicólogas e psicólogos, a medicalização é questão de debate público interdisciplinar no campo dos Direitos Humanos e da Educação. A Medicalização é um fenômeno amplo em suas implicações sobre a organização da sociedade, suas instituições e sobre a formação dos sujeitos, exercendo força sobre a organização cotidiana do ambiente escolar, familiar e laboral; sobre a regulação do comportamento social e a formação de identidades e, em sentido mais amplo, sobre o potencial de manifestação de grupos e de reconhecimento político de direitos.
Por isso, o CFP convida as senhoras e os senhores a participarem da audiência pública e da articulação em favor da ampliação do debate promovido pela Campanha Não à Medicalização da Vida e pela agenda do Fórum Contra a Medicalização da Educação e da Sociedade.
Para melhor entender o assunto, assistam ao vídeo Episódio 4 ?Medicalização e Sociedade?, da Série Drogas e Cidadania produzida pelo CFP, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=ZlhkVoOEjG4 e também acessível pelo hotsite http://drogasecidadania.cfp.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário