sexta-feira, 30 de maio de 2014

Observatório de Cuidados em Saúde é inaugurado nesta quarta na Funemac em Macaé

O Observatório é produto de um projeto que envolve sete universidades, UFRJ polo no Rio de Janeiro e Macaé, UNIRIO, UNICAMP, UFF, UFMG e UFES. Todas as instituições irão sediar um observatório com a mesma finalidade: analisar os impactos das políticas públicas na produção do cuidado em saúde. 
Segundo o professor Emerson Merhy, titular do Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Macaé, e um dos responsáveis pela implantação do projeto que é financiado pelo Governo Federal por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq), o Observatório irá acompanhar casos reais. 
“Nosso trabalho é acompanhar casos reais, por exemplo, se as pessoas estão recebendo tratamento adequado, dentro de um tempo correto e de forma regular, ou seja, se toda a política de saúde é eficiente e muda a qualidade de vida das pessoas. O Observatório terá grande relevância para os pesquisadores, os trabalhadores, os gestores e os alunos, pois esses resultados serão fundamentais para se pensar na saúde de nosso país”, afirmou.
De acordo com o professor, as áreas de acompanhamento serão: câncer de mama, cuidados de saúde no domicílio, cuidados de saúde de pessoas com necessidades especiais, área de autismo e atenção básica na saúde da família. Com isso, as cidades de Rio de Janeiro, Niterói, Campinas, Belo Horizonte, Vitória e Macaé, recebem essa sede de pesquisa. A Capital Nacional do Petróleo, inclusive foi a primeira cidade a ganhar a sede por meio da parceria com a Secretaria de Saúde e da Funemac.
Douglas Chaves







Nenhum comentário:

Postar um comentário