terça-feira, 12 de novembro de 2013

SITE DO EMERSON MERHY

EMERSON MERHY, convida todos a caminhar/passear/saborar e aproveitar dos materiais do seu site.



O grande objetivo desse site é disponibilizar seus textos, produzidos em sua grande maioria a partir das experiências que vivenciou na gestão em coletivos de saúde, junto com muitas outras pessoas. A ideia é ter uma cara de varais de textos, com a finalidade de que suas questões possa mobilizá-lo na busca de vários materiais em oferta, sem que se crie alguma hierarquia entre essas produções. Nesse momento, ele está adotando como estrutura a lógica de um varal mais tematizado.
Um dos varais o leva para artigos publicados, outro para artigos em geral, outro para capítulos de livros e, por último, para livros. Com certeza, com o tempo, outros virão.
Muito do que tem neste site é resultado do trabalho coletivo de uma gama bem variada de trabalhadores de saúde, na sua maioria vinculada às redes estatais. Como regra, a produção de conhecimento que esses textos expressam tem a marca da não neutralidade, pois foi realizada olhando e se implicando com a construção de políticas públicas em saúde, na busca da consolidação de uma aliança  de ferro entre o modo de produzir saúde e a afirmação da vida, individual e coletiva, procurando ser constituída como um saber militante. A aposta nuclear de que a vida de qualquer um vale a pena é o eixo ético-político estruturante e o reconhecimento de que todos implicados no campo da saúde são igualmente sabidos e gestores, de si e das relações com os outros, dos encontros que aí são operados como constitutivos da produção do cuidado.
Partilhar esses saberes, de um modo livre e não burocrático, é um compromisso que ele assume, pois estar acessível, na visão dele, é uma das marcas constitutivas desta postura militante, além de ele considerar que o conhecimento não é propriedade de ninguém por ser um patrimônio de todos e sempre resultado de fazeres coletivos.
A única solicitação que ele faz, é que ao usar o material, cite a fonte, obedecendo as regras do  License Creative Commons.
(Texto adaptado da introdução do site de Emerson Merhy)

6 comentários:

  1. Obrigada pela delicadeza em compartilhar conosco seus pensamentos, reflexões, experiências e criatividades!! Pela convocação que suas produções nos faz para o "mundo do trabalho" ..do cuidado..e da vida em suas variadas apostas.. Imensamente Grata.. Super bjo Leiliana Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito de expressar neste e-mail o quanto o seu trabalho apóia o meu , o quanto me sinto ouvida e amparada por seus textos, videos e reflexões... A Partir desta minha motivação tenho "Contaminado" minha equipe com suas produções... Educação Permanente em Saúde em Movimento!

    ResponderExcluir
  3. Desde já Agradeço imensamente por sua história ter encontrado a minha.

    ResponderExcluir
  4. Estive presente no Fórum de Saúde Mental em Duque de Caxias em 16/03/2016.Sua palestra foi extremamente importante e desafiadora para construção de um olhar em Saúde Mental e até mesmo para a Saíde no geral , onde em vez de paciente existe uma pessoa
    Parabéns!!!
    Continue sendo um coração transformador,que transforma corações

    ResponderExcluir
  5. Ter mais nesse canal de compartilhamento de vários trabalhos e iniciativas de intervenções no mundo do trabalho e na produção do cuidado será de grande valia!!! De imediato quero registra aqui minha alegria!!! Estamos nesse momento precisando produzir MULTIDÃO!!! Valeu!!!

    ResponderExcluir