terça-feira, 9 de abril de 2013

Médicos na cozinha, outras receitas - Emerson Merhy convida para uma visita em seu site



Será possível cozinharmos e comermos por prazer no fazer, nas combinações, nos coloridos, nos cheiros e no sabor sem termos que ficar calculando quantos anos de vida ganharemos ou perderemos dependendo do que estamos comendo?
A famosa dieta do mediterrâneo não foi feita por nenhum profissional de saúde, muito menos o uso do peixe intensamente pelos nativos "brasileiros". Ao contrário, o olhar pela saúde é uma construção ficcional recente.
Aliás, as comprovações são sempre duvidosas e a quantidade de ofertas de dietas saudáveis parecem mais responder ao mercado de alimentos do que, de fato, aos efeitos sobre o prolongamento da vida. Curiosamente, combinada com várias ofertas de lixos alimentícios do mesmo mercado. Como se colocassem um "bode na sala" para depois tira-lo e continuarem ganhando consumidores dispostos a pagar verdadeiras fortunas por alimentos e dietas que são, em regra, abandonadas e sem efeitos reais para a saúde desses consumidores,
Que tal des-medicalizarmos o alimento e tirarmos proveito do comer como um ato humano gostosésimo, ainda mais se envolver mais gente.
Essa experiência começou como uma brincadeira entre eu e uma amigo, médico também, o Luiz Carlos de Oliveira Cecílio, um excelente cozinheiro.

Aproveitem!!!!!!!!!

2 comentários:

  1. Ainda não o conhecia pessoalmente, quando fui na sua pagina buscar uns textos, encontro de cara um livro de receitas, achei, de imediato, que estava no site errado. Mas parei por ali e fiquei nas receitas. Quem bom que elas estão movamente disponíveis, isso facilita entender a lógica do pensamente das belíssimas e inquietantes porposições de seus, somente com misturar de muitos sabores. Valeu Débora a publicação no blog, Emerson obrigada por esse rico material que como os outros nos alimenta.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não o conhecia pessoalmente, quando fui na sua pagina buscar uns textos, encontro de cara um livro de receitas, achei, de imediato, que estava no site errado. Mas parei por ali e fiquei nas receitas. Quem bom que elas estão movamente disponíveis, isso facilita entender a lógica do pensamento das belíssimas e inquietantes porposições de seus textos, somente com a mistura de muitos sabores. Valeu Débora a publicação no blog, Emerson obrigada por esse rico material que como os outros nos alimenta.

    ResponderExcluir