quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Paulo Leminski - Livro Toda Poesia

Uma edição completa pela Companhia da Letras através dos anos e obras desse poeta. Com  Leminski a vida fica mais interessante. A capa do livro tem tudo a ver com esse curitibano poeta.



terça-feira, 12 de novembro de 2013

SITE DO EMERSON MERHY

EMERSON MERHY, convida todos a caminhar/passear/saborar e aproveitar dos materiais do seu site.



O grande objetivo desse site é disponibilizar seus textos, produzidos em sua grande maioria a partir das experiências que vivenciou na gestão em coletivos de saúde, junto com muitas outras pessoas. A ideia é ter uma cara de varais de textos, com a finalidade de que suas questões possa mobilizá-lo na busca de vários materiais em oferta, sem que se crie alguma hierarquia entre essas produções. Nesse momento, ele está adotando como estrutura a lógica de um varal mais tematizado.
Um dos varais o leva para artigos publicados, outro para artigos em geral, outro para capítulos de livros e, por último, para livros. Com certeza, com o tempo, outros virão.
Muito do que tem neste site é resultado do trabalho coletivo de uma gama bem variada de trabalhadores de saúde, na sua maioria vinculada às redes estatais. Como regra, a produção de conhecimento que esses textos expressam tem a marca da não neutralidade, pois foi realizada olhando e se implicando com a construção de políticas públicas em saúde, na busca da consolidação de uma aliança  de ferro entre o modo de produzir saúde e a afirmação da vida, individual e coletiva, procurando ser constituída como um saber militante. A aposta nuclear de que a vida de qualquer um vale a pena é o eixo ético-político estruturante e o reconhecimento de que todos implicados no campo da saúde são igualmente sabidos e gestores, de si e das relações com os outros, dos encontros que aí são operados como constitutivos da produção do cuidado.
Partilhar esses saberes, de um modo livre e não burocrático, é um compromisso que ele assume, pois estar acessível, na visão dele, é uma das marcas constitutivas desta postura militante, além de ele considerar que o conhecimento não é propriedade de ninguém por ser um patrimônio de todos e sempre resultado de fazeres coletivos.
A única solicitação que ele faz, é que ao usar o material, cite a fonte, obedecendo as regras do  License Creative Commons.
(Texto adaptado da introdução do site de Emerson Merhy)

Disciplina Eletiva - dia 22 de novembro

Local: Auditório William Asmar - IPUB/UFRJ - Praia Vermelha
Horário: das 9 as 17 horas.

Será discutido a tese de Doutorado do Emerson Merhy



Segue o link para acessar o material

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Emerson Elias Merhy - Encontro Regional Sul da Rede Unida - Londrina

Publicado em 11/11/2013
Mesa Redonda: Gestão para a Produção do Cuidado em Redes de Atenção à Saúde
Palestrante: Emerson Elias Merhy

Links da conferência realizada em Londrina, Brasil, no qual ele conversa sobre cuidado e redes de atenção, destacando as redes analógicas e rizomáticas e a necessidade de ousarmos novas modalidades de modos de cuidar em sinergia com as redes de produção das existências.


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

CALENDÁRIO 2014 – LINHA MICROPOLÍTICA





  • fev – 5, 6, 7 – LOCAL: São Paulo
  • março – 12, 13, 14 – LOCAL: Brasília/DF
  • abril – 2, 3 e 4 – LOCAL:Rio de Janeiro
  • maio – 7, 8, 9 – LOCAL:Rio de Janeiro
  • junho –não tem por conta da COPA – TRABALHO REGIONAL DA RAC
  • julho – NÃO tem por conta da COPA – TRABALHO REGIONAL DA RAC
  • agosto – 6, 7, 8 - LOCAL:Rio de Janeiro
  • setembro – 3, 4, 5 - LOCAL:Rio de Janeiro
  • outubro – 1, 2, 3 - LOCAL:Rio de Janeiro
  • novembro – 5, 6, 7 - LOCAL:Rio de Janeiro
  • dezembro – 3, 4, 5 - LOCAL:Rio de Janeiro