sexta-feira, 25 de outubro de 2013

DISCIPLINA ELETIVA

Dissertação de Mestrado - PAULO EDUARDO XAVIER DE MENDONÇA - (LUTA) EM DEFESA DA VIDA: tensão e conflito, reconhecimento e desrespeito nas práticas de gestão do Sistema Único de Saúde.

Link: https://db.tt/SfMQwhMD

SEGUE O LINK DO DEBATE QUE FOI REALIZADO NO DIA 25 DE OUTUBRO

http://twitcasting.tv/f:100001349226279/movie/23330973

Orientações: entre no link abaixo, e vc vai acessar o perfil de Kathleen no twitcasting, lá vc entra em "Live Histórico" para ter acesso as gravações. Este debate tem 13 partes. Se você se o link não funcionar copie esse endereño no browser.
TRANSMISSÁO AO VIVO DA DISCIPLINA ELETIVA
 VER NO LINK ABAIXO
micropolitica ao vivo http://moi.st/1641009

domingo, 20 de outubro de 2013

Do Governo dos Vivos - Michel Foucault



Curso no Collège de France, 1979-1980 (excertos). Como foram constituidas as formas de obediência do presente? Como foi possível ao indivíduo moderno essa intensa relação estabelecida dele mesmo com práticas sistemáticas de renúncia da vontade, da liberdade e de si mesmo? Do que procede, nas sociedades ocidentais, a prática da servidão voluntária? São essas questões que o curso inédito de Michel Foucault, "Do Governo dos Vivos", ajuda a elucidar, revelando alguns segredos da eficácia política dos regimes liberais e neoliberais. Apresentação da 2ª edição de Alfredo Veiga-Neto / Organização de Nildo Avelino.

Michel Foucault: O Governo de Si e dos Outros

Foucault, Michel. 1926-1984. O governo de si e dos outros: curso no Cul1ege de France (1982-1983)/Michel Foucault; tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010. - (Obras de Michel Foucault) 

Livro: Clínica Comum Itinerários de uma Formação em Saúde

Livro: Clínica Comum Itinerários de uma Formação em Saúde
Organizadores:
Angela Aparecida Capozzolo
Sidnei José Casetto
Alexandre de Oliveira Henz
Prefácio:
Emerson Elias Merhy

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Parabéns a todos os professores da vida!!!!!!!!!!


Aos professores que lutam por uma sociedade mais justa!!!!!



"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas 
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".
Rubem Alves


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Pensadores e a Educação - Gilles Deleuze


Andréa Chagas, indicou este vídeo.
Publicado em 26/06/2013
Vídeo que fala sobre ressonâncias entre a filosofia deleuziana e a pedagogia ou educação em filosofia.

Licença padrão do YouTube

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Hoje a tarde discutimos a primeira aula do livro NASCIMENTO DA BIOPOLÍTICA, segue abaixo o link para quem quiser assistir o debate. 

Orientações: entre no link abaixo, e vc vai acessar o perfil de Kathleen no twitcasting, lá vc entra em "Live Histórico" para ter acesso as gravações. Este debate tem 8 partes.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Cuidados en salud - Emerson Merhy


Publicado em 03/10/2013 - Licença padrão do YouTube
Na quarta-feira , 9, Outubro na "Construtores da Cidade" , discutimos com o Dr. Emerson Merhy , Doutor em Saúde Pública, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Dr. Emerson Merhy visitou Santa Fé para falar sobre a produção de cuidados de saúde. A construção de um sistema público de saúde que garante a universalidade é uma tarefa diária que envolve médicos , trabalhadores e comunidade.
A saúde é um conceito central na construção de uma prática de saúde humanista. O atendimento domiciliar é uma alternativa para gerar cuidados de qualidade superior .
A saúde é um humanista , ao contrário de biomedicalização . A saúde coletiva não pode ser guiada pela idéia de lucro das empresas . A discussão sobre o papel dos trabalhadores e do Estado é fundamental para a saúde.
"Construtores da Cidade", de segunda a sexta-feira às 13 horas , pouco antes do noticiário do meio-dia por sinal 2 (ver Santa Fe , Cablevideo Digital) , sob a liderança de Luis Moro .
Quem são os "Constructores de la Ciudad" ? Será que os arquitetos , construtores , empresários , líderes políticos, sociais e sindicais, jornalistas , atletas ... ? Construtores da Cidade são todos , aqueles a pé, os de uma bicicleta , o carro ... saber , conhecer e compreender , aprendemos a amar mais como um todo, como uma cidade da qual somos , e não apenas parte, mas praticantes.