segunda-feira, 29 de abril de 2013

Obra completa de Paulo Freire grátis para download



Postado em: 24 abr 2013 às 21:31


Acervo digital disponibiliza toda a obra de Paulo Freire. Estão disponíveis para download gratuito vídeos de aulas, conferências, palestras, entrevistas, artigos e livros do educador

paulo freire obra download
Obra de Paulo Freire está disponível na internet. (Foto: Reprodução)
O Centro de Referência Paulo Freire, dedicado a preservar e divulgar a memória e o legado do educador, disponibiliza vídeos das aulas, conferências, palestras e entrevistas que ele deu em vida. A proposta tem como objetivo aumentar o acesso de pessoas interessadas na vida, obra e legado de Paulo Freire.
Para os interessados em aprofundar os ensinamentos freirianos, o Centro de Referência também disponibiliza artigos e livros que podem ser baixados gratuitamente.

Educação como liberdade

Internacionalmente respeitado, os livros do educador foram traduzidos em mais de 20 línguas. No Brasil, tornou-se um clássico, obrigatório para qualquer estudante de pedagogia ou pesquisador em educação. Detentor de pelo menos 40 títulos honoris causa (concedidos por universidades a pessoas consideradas notáveis), Freire recebeu prêmios como Educação para a Paz (Nações Unidas, 1986) e Educador dos Continentes (Organização dos Estados Americanos, 1992).

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Nova página da biblioteca HUCFF



A Biblioteca Setorial HUCFF, coordenada pela CAE, está disponibilizando sua nova página - www.bibliotecadohucff.ufrj.br – com o objetivo de estabelecer um canal de comunicação e divulgação de seus produtos e serviços. Destacamos entre os produtos os Catálogos de Novas Aquisições e o serviço Solicite artigos para pedidos de artigos científicos.
Vanessa Souza Mendonça
Bibliotecária

Biblioteca do HUCFF e IDT
Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255 - 13º and.
21941-913 Ilha do Fundão - Rio de Janeiro, RJ
Tel. (21) 2562-2856/2827/2355
Twitter: @bibhucff



terça-feira, 9 de abril de 2013

Paulo Leminski - Invernáculo



Invernáculo

Esta língua não é minha,
qualquer um percebe.
Quem sabe maldigo mentiras,
vai ver que só minto verdades.
Assim me falo, eu, mínima,
quem sabe, eu sinto, mal sabe.
Esta não é minha língua.
A língua que eu falo trava
uma canção longínqua,
a voz, além, nem palavra.
O dialeto que se usa
à margem esquerda da frase,
eis a fala que me lusa,
eu, meio, eu dentro, eu, quase.

Médicos na cozinha, outras receitas - Emerson Merhy convida para uma visita em seu site



Será possível cozinharmos e comermos por prazer no fazer, nas combinações, nos coloridos, nos cheiros e no sabor sem termos que ficar calculando quantos anos de vida ganharemos ou perderemos dependendo do que estamos comendo?
A famosa dieta do mediterrâneo não foi feita por nenhum profissional de saúde, muito menos o uso do peixe intensamente pelos nativos "brasileiros". Ao contrário, o olhar pela saúde é uma construção ficcional recente.
Aliás, as comprovações são sempre duvidosas e a quantidade de ofertas de dietas saudáveis parecem mais responder ao mercado de alimentos do que, de fato, aos efeitos sobre o prolongamento da vida. Curiosamente, combinada com várias ofertas de lixos alimentícios do mesmo mercado. Como se colocassem um "bode na sala" para depois tira-lo e continuarem ganhando consumidores dispostos a pagar verdadeiras fortunas por alimentos e dietas que são, em regra, abandonadas e sem efeitos reais para a saúde desses consumidores,
Que tal des-medicalizarmos o alimento e tirarmos proveito do comer como um ato humano gostosésimo, ainda mais se envolver mais gente.
Essa experiência começou como uma brincadeira entre eu e uma amigo, médico também, o Luiz Carlos de Oliveira Cecílio, um excelente cozinheiro.

Aproveitem!!!!!!!!!

Próximo Encontro da Linha de Pesquisa - 08 a 10 de Maio/2013



O próximo encontro acontecerá nos seguintes locais:


08/05 - 10 às 17 horas - Av. Rui Barbosa, 762 - (Antiga Casa do Estudante)
09/05 - 9 às 17 horas  - IPUB/UFRJ - Auditório Leme lopes
10/05 - 9 às 17 horas  - IPUB/UFRJ - Henrique Roxo (manhã) e  Leme Lopes (tarde)


Para leitura do dia 08/05 acordamos ler a obra de BRUNO LATOURA VIDA DE LABORATÓRIO: A produção dos fatos científicos.


Capitulo I
A ETNOGRAFIA DAS CIÊNCIAS 
Capitulo 2
VISITA DE UM ANTROPÓLOGO AO LABORATÓRIO




segunda-feira, 8 de abril de 2013

Escolhas para Inovarmos na Produção do Cuidado, das Práticas e do Conhecimento: como não fazermos “mais do mesmo”? - Luiz Carlos de Oliveira Cecílio


Resumo 

Cinco questões teórico-práticas são apresentadas e colocadas em discussão no artigo: a quimera da atenção básica em saúde (a promessa que nunca vira realidade de uma rede de atenção básica que seja resolutiva, qualificada, que cuide dos serviços e promova a vida em todas as dimensões, além de ser uma porta de entrada para o sistema nacional de saúde); o “usuário-fabricado” e o “usuário-fabricador” (a tensão entre o usuário disciplinado, guiado pelos procedimentos padronizados e previsíveis – o “usuário ideal” – e o “usuário-real”, que é autônomo, nômade, que faz escolhas e subverte a racionalidade planejada pelos administradores); a disjunção entre o tempo dos gestores, o tempo da equipe de saúde e o tempo dos usuários (as formas diferentes e quase sempre incompatíveis de “vivenciar o tempo” dos vários atores sociais com relação ao acesso aos serviços de saúde; o sentimento de estranhamento dos gestores com o espaço micropolítico na gestão em saúde (a perturbadora externalidade dos administradores com relação ao espaço micropolítico do trabalho em saúde); os múltiplos sistemas que regulam o acesso e consumo de serviços de saúde, ou o funcionamento do SUS real como uma produção social (a regulação formal/governamental compreendida apenas como uma das lógicas regulatórias que envolvem o acesso aos serviços de saúde locais). O autor argumenta que estas cinco questões teóricas contribuem para formar um portfólio de questões para o debate sobre práticas inovadoras relacionadas com o SUS atual.