quarta-feira, 30 de maio de 2012

Documentário grego sobre o neoliberalismo e a Europa pós-1989.

O novo documentário da equipa responsável por Dividocracia chama-se Castastroika e faz um relato avassalador sobre o impacte da privatização massiva de bens públicos e sobre toda a ideologia neoliberal que está por detrás. Catastroika denuncia exemplos concretos na Rússia, Chile, Inglaterra, França, Estados Unidos e, obviamente, na Grécia, em sectores como os transportes, a água ou a energia. Produzido através de contribuições do público, conta com o testemunho de nomes como Slavoj Žižek, Naomi Klein, Luis Sepúlveda, Ken Loach, Dean Baker e Aditya Chakrabortyy. 
De forma deliberada e com uma motivação ideológica clara, os governos daqueles países estrangulam ou estrangularam serviços públicos fundamentais, elegendo os funcionários públicos como bodes expiatórios, para apresentarem, em seguida, a privatização como solução óbvia e inevitável. Sacrifica-se a qualidade, a segurança e a sustentabilidade, provocando, invariavelmente, uma deterioração generalizada da qualidade de vida dos cidadãos.
As consequências mais devastadores registam-se nos países obrigados, por credores e instituições internacionais (como a Troika), a proceder a privatizações massivas, como contrapartida dos planos de «resgate». Catastroika evidencia, por exemplo, que o endividamento consiste numa estratégia para suspender a democracia e implementar medidas que nunca nenhum regime democrático ousou sequer propor antes de serem testadas nas ditaduras do Chile e da Turquia. O objectivo é a transferência para mãos privadas da riqueza gerada, ao longo dos tempos, pelos cidadãos. Nada disto seria possível, num país democrático, sem a implementação de medidas de austeridade que deixem a economia refém dos mecanismos da especulação e da chantagem — o que implica, como se está a ver na Grécia, o total aniquilamento das estruturas basilares da sociedade, nomeadamente as que garantem a sustentabilidade, a coesão social e níveis de vida condignos.
Se a Grécia é o melhor exemplo da relação entre a dividocracia e a catastroika, ela é também, nestes dias, a prova de que as pessoas não abdicaram da responsabilidade de exigir um futuro. Cá e lá, é importante saber o que está em jogo — e Catastroika rompe com o discurso hegemónico omnipresente nos media convencionais, tornando bem claro que o desafio que temos pela frente é optar entre a luta ou a barbárie.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Consultório de Rua no município de São Bernardo do Campo no ABC Paulista.


Aportando no município de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, Nau dos Insensatos acompanhou o trabalho do Consultório de Rua, porta de entrada para um serviço de saúde mental humanizado, referencial.

Escher e a tira de Moebius

Maurits Cornelis Escher  (Leeuwarden, Países Baixos, 17 de junho de 1898 – Hilversum, Países Baixos, 27 de março de 1972) é um dos mais conhecidos e celebrados artistas gráficos modernos. Além do trabalho como artista gráfico, ele desenvolveu livros ilustrados, tapeçarias, selos postais e murais.
Durante o período em que esteve em atividade, Escher fez 448 litografias, xilogravuras e gravuras em madeira, além de mais de 2000 desenhos e esboços. Como alguns dos seus antecessores famosos (Michelangelo, Leonardo da Vinci, Dürer e Holbein), Escher era canhoto. Seu trabalho lida com a arquitetura, a perspectiva e os espaços impossíveis, continuando ainda hoje a surpreender e admirar milhões de pessoas em todo o mundo. Em seu trabalho, reconhecemos uma minuciosa observação do mundo que nos rodeia e as expressões de suas próprias fantasias. Escher mostra-nos que a realidade é maravilhosa, compreensível e fascinante.

O matemático alemão Moebius criou uma superfície não orientável, isto é, 
sem frente nem costas. O fato foi considerado um feito no mundo científico e constituiu uma fonte de inspiração para o artista holandês Mauritius Escher : Veja mais no link abaixo  

Se seguirmos o caminho das formigas observamos que a formiga que começa por fora da fita, terminará o seu trajecto, aparecendo por dentro da fita!!!

Ciclo de Palestras: O SUS em Debate - Paulo Capucci



Paulo Capucci, Presidente da APSP participou em abril de 2012, 
do Ciclo de Palestras: O SUS em Debate, 
promovido pelo Instituto de Psicologia da USP

Rupturas Necessárias para o Avanço do SUS

Ciclo de Palestras: O SUS em Debate - Ricardo Teixeira





Ricardo Teixeira FM/USP participou no dia 8 de maio de 2012, do Ciclo de Palestras: O SUS em Debate, promovido pelo Instituto de Psicologia da USP

 Políticas governamentais: estratégias atuais
de implementação
 do SUS

ESTAMIRA - BEIRA DO MUNDO





O documentário “Estamira”, de Marcos Prado, ganha adaptação para os palcos. O monólogo “Estamira – Beira do Mundo” , no Teatro do Leblom - Sala Tonia Carrero de quinta a domingo, e conta com a atriz Dani Barros no papel da protagonista.

Descoberta no Aterro Sanitário Jardim Gramacho, Estamira é uma catadora de lixo com uma doença mental crônica que surpreende pela percepção de mundo ao mesmo tempo delirante e sábia. Misturando realidade e ficção, a peça dirigida por Beatriz Sayad traz uma narrativa que passa do humor ao drama, incorporando em si o próprio universo de Estamira.

Em cartaz até 17 de junho de 2012.


http://www.teatros.art.br/teatro-do-leblon-rj/em-cartaz-2/estamira-beira-do-mundo/

Ciclo de Palestras: O SUS em Debate (Saúde e Direitos na perspectiva do SUS)


Emerson Merhy participou no dia 15/05/2012,  
do Ciclo de Palestras: O SUS em Debate
 Saúde e Direitos na perspectiva do SUS

O debate sobre as políticas de saúde no Brasil, especialmente sobre o sistema nacional de saúde -- o sus -deve se manter atual e formulador de alternativas à superação da crise em que está implicado praticamente desde a sua fundação no final dos anos 1980. Seus fundamentos de garantia de acesso universal e atenção integral, baseados no conceito de saúde como direito das pessoas, garantido pelo Estado, estão sempre em questão desde então. A própria noção de direito está em questão no Brasil, jovem república democrática, quando se trata de políticas públicas que buscam distribuir de forma equânime benefícios gerados pelos esforços da sociedade.

domingo, 20 de maio de 2012

Luis Fuganti


A JUDICIALIZAÇÃO COMO FORMA DE GOVERNAMENTELIDADE CONTEMPORÂNEA: CONFISCAR, CONTROLAR, CAPITALIZAR E GERIR AS FORÇAS INTENSIVAS DO HOMEM no Primeiro Colóquio Internacional Michel Foucault

Conferência Peter Pál Pelbart no 3º Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre


Paulo Leminski - Ervilha da Fantasia (1985)

Documentário para TV realizado em 1985 por Werner Schumann com edição de Eduardo Pioli Alberti e Produção Executiva de Altenir Silva, Willy Schumann, Werner Schumann.

Ilha das Flores Ilha das Flores


lha das Flores
Visualizações (348.223) |
Votos 


Gênero: DocumentárioExperimental 
Sub-Gênero: Drama 
Diretor: Jorge Furtado 
Elenco: Ciça Reckziegel 
Duração: 13 min     Ano: 1989     Bitola: 35mm 
País: Brasil     Local de Produção: RS 
Cor: Colorido 
Sinopse: Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho. 

O Dia em que Dorival Encarou a Guarda
Visualizações (15.895) |
Votos 


Gênero: Ficção 
Sub-Gênero: Adaptação Literária 
Diretor: Jorge FurtadoJosé Pedro Goulart 
Elenco: João AcaiabePedro SantosZé Adão Barbosa 
Duração: 14 min     Ano: 1986     Bitola: 35mm 
País: Brasil     Local de Produção: RS 
Cor: Colorido 
Sinopse: Todo homem tem seu limite, e Dorival resolve enfrentar a tudo e a todos para conseguir o que quer. A história da luta desigual de um homem contra um sistema sem lógica e sem humanidade. 

sábado, 19 de maio de 2012

Conferencia Viveiros de Castro ANTROPOLOGIA E IMAGINAÇÃO DA INDISCIPLINARIDADE


Os cadernos de Gramsci ("edição Gerratana") disponível na internet (em espanhol)


O Emir Sader postou no facebook um link de um blog com a Versão em espanhol da edição Gerratana, ou seja, da primeira edição efetivamente crítica dos Cadernos do Cárcere (org. Valentino Gerratana-1975) 
http://prestesaressurgir.blogspot.com.br/2012/05/os-cadernos-de-gramsci-edicao-gerratana.html?spref=fb

TV Congresso - Emerson Merhy - Professor da UFRJ


Conferência: Saúde e direitos - Escolhas para fazer o 
SUS

Emerson Merhy em Salvador- Setembro 2011

Conferência, aberta ao público, realizada por Emerson Merhy na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, em 21 de setembro de 2011. Disponibilizada com autorizaçao do conferencista.

Programa Especial - TV Brasil Ambulatório de Transtornos de Aqusição de Lingaugem - HUCFF



Reportagem sobre o trabalho desenvolvido no Ambulatório de Transtornos de Aquisição de Linguagem do Serviço de Fonoaudiologia vinculado ao Curso de Fonoaudiologia da FM- UFRJ, com crianças autistas. A construção de um projeto terapêutico que visa estabelecer territórios existenciais na construções de vínculos e na potencia dos afetos!  A linguagem no convite à vida.

Erminia Silva no Jô Soares


 Divulgação do Livro "Circo-Teatro -

Benjamim de Oliveira e a Teatralidade 

Circense no Brasil"

Eduardo Viveiros de Castro - Modos de existência


(1/14) A morte como quase acontecimento - Eduardo Viveiros de Castro





Conferência de Eduardo Bataglia Viveiros de 
Castro
Para os interessados em continuar ouvindo


 Viveiros de Castro:


http://www.youtube.com/playlist?list=PL3D1A4606C698AEF9
Eduardo Viveiros de Castro, antropólogo e professor do Museu Nacional da UFRJ fala ao Movimento Gota d'Água sobre as riquezas naturais e culturais do rio Xingú e sobre o tipo de desenvolvimento que deveríamos buscar para o Brasil. "Defender o Xingú é defender o Brasil."

Trans-homem JOÃO W. NERY de frente com GABI | 12/10/11

Programa "De frente com Gabi" de 12/10/2011, emissora SBT.

Entrevistado: João W. Nery (trans-homem)
Entrevistadora: Marília Gabriela

Jô Soares entrevista João W. Nery 30/04/2012




Primeiro transhomem operado no Brasil, nasceu Joana, mas nunca se encontrou naquele corpo feminino. Operado no Brasil, durante a ditadura militar, sofreu preconceito, perdeu seu diploma em psicologia, se casou quatro vezes e hoje é um homem realizado, pai, escritor e um defensor da causa no Brasil. O livro em que ele relata todo o processo doloroso para a realização de um sonho chama-se "Viagem Solitária" e foi lançado em 2011.

Programação do encontro de Junho/2012



13/06/2012 - Discussão sobre Estado a partir do material do Viveiros de Castro - último capítulo do livro Encontros. Material de apoio: 

http://www.4shared.com/office/ZjNFBSHX/57713519-Clastres-Helene-Terra.html

http://www.4shared.com/office/P_346dyP/18327708-Clastres-Pierre-La-so.html

http://www.4shared.com/office/YlM6DFiI/89905153-A-Sociedade-Contra-o-.html

http://www.4shared.com/office/qb4r7tUP/Mil_Plats_-_Capitalismo_e_Esqu.html
http://www.4shared.com/office/2e6kCG8X/Mil_Plats_-_Capitalismo_e_Esqu.html 


14/06/2012 - Apresentação de projetos 

 

15/06/2012 - Rio + 20

BRASIL VIVO - BRASIL MENOR

TERRATERRA
participam Rede Universidade Nômade (UN), Núcleo de Antropologia Simétrica (NAnSi-MN), #ATOA, Linha Filosofia e Questão Ambiental (PUC-Rio), Micropolitica do trabalho e o cuidado em saúde

Atividade Augestionada / Cúpula dos Povos 
O colóquio é organizado em duas sessões. A cada vez, haverá uma roda inicial com 6 intervenções curtas (de 10 mínutos) para que depois o debate se desenvolva de maneira assemblear.

Dia 15 de junho

9:00 - 13:00 Primeira Roda De Abertura

Giuseppe Cocco - UFRJ e Universidade Nômade
Peter Pál Pelbart - PUC-SP e Cadernos de Subjetividade
Emerson Mehry - Linha de Micropolítica e Cuidado da Saúde - UFRJ
Bruno Cava - Universidade Nômade e "Quadrado dos Loucos"
Alexandre Nodari - #ATOA
Flavia Cera - #ATOA

14:00 - 17:00 Segunda Rida de Abertura

Eduardo Viveiros de Castro - NAnSi - Museu Nacional
Deborah Danowsky - Linha Filosofia e Questão Ambiental (PUC-Rio)
Marcus Matos - #ATOA
Rodrigo Nunes - PUC-RS e TurbulenceBruno Tarin - Universidade Nômade
Eduardo Baker - Universidade Nômade

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20


A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

A Conferência terá dois temas principais:

·       A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e

·       A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. 

18 de maio: Dia Nacional da Luta Antimanicomial



A luta é diária por uma sociedade sem manicômios, a cada dia temos que lidar com as resistências e enfrentar os preconceitos. O nosso desafio é construir uma substituição do modelo manicomial pela produção de cuidado em liberdade e na perspectiva da participação social. Para tanto, sabemos que precisamos apoiar a Lei da Reforma Psiquiátrica e lutar pela efetiva implementação dessa política, que convoca a sociedade ao olhar e à ação solidária.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Confiram a entrevista do Emerson Merhy para o Blog Saúde Brasil


Entrevista com Emerson Merhy realizada pelo Blog Saúde Brasil no X Congresso da Rede Unida


O Blog Saúde Brasil conversou com Emerson Merhy (professor titular da UFRJ e coordenador da Linha Micropolítica do Cuidado e o Trabalho em Saúde) no X Congresso Da Rede Unida no Rio de Janeiro. Merhy falou sobre as atividades que ele e o grupo da linha de pesquisa desenvolvem durante o Congresso, cujo foco está na discussão do que chama de “novos anormais”, problematizando a maneira como o sanitarismo tem lidado com a população em situação de rua.
Assista abaixo a breve fala de Emerson Merhy:

sábado, 5 de maio de 2012

10º Congresso Internacional da Rede Unida

De 06 a 09 de maio acontecerá no Centro de Convenções Sul América situado na Av. Paulo de Frontin, Cidade Nova, bem ao lado da Prefeitura do Rio, região central da cidade.

Eventos para o 10 Congresso da Rede Unida da Linha Micropolítica do trabalho e o cuidado em saúde (Coordenação:Emerson Merhy-UFRJ)


OFICINAS

6/5 - oficina de trabalho pré-congresso, coordenada por Laura Macruz, Erminia Silva e Emerson Merhy, com até 50 participantes, que possa trazer para a explicitação a narrativa de quem vêm vivenciando esses processos (os sinais que vêm da rua) a partir de seus territórios de práticas, visando a construção de uma cartografia dessas narrativas como orientadora de questões a serem também debatidas em outros momentos, como os das mesas de debates

6/5 - oficina sobre trabalho em saude, coordenada por Tulio Franco e Luis Claudio Carvalho, com  até 30 participantes, para cartografar o fazer cotidiano no mundo do trabalho e abrir uma reflexão sobre a micropolitica do trabalho vivo em ato

MESAS - OS SINAIS QUE VÊM DA RUA

7/5 - 15 as 17 h (sala 6) - uma mesa de debate: Os sinais da rua - nova biopolítica?, com 3 participantes e um coordenador - Laura Macruz - que trata da questão da nova ordem biopolítica e suas consequências para o campo da medicalização social dos novos anormais, a partir do que as práticas nas ruas têm revelado. Nomes: Alexandre Mendes (Uninomade), Emerson Merhy (Ufrj), Maria Aparecida Moyses (Unicamp), Humberto Verona (CFP)

8/5 - 15 as 17 h (sala 6) - uma mesa de debate: Práticas na rua - contrapontos, com 3 participantes e um coordenador - Erminia Silva - que trata das experiências de grupos que atuam nas ruas e que apontam suas disputas contra as práticas de medicalização dos modos de viver. Nomes: César (Grupo Se essa rua fosse minha), Nego da Bahia (Artista) e Alexandre Heinz (Unifesp)

9/5 - 11 as 13 h (sala 7) - uma mesa de debate: Resistir na rua - existências possíveis, com 3 participantes e um coordenador - Emerson Merhy - que coloque em discussão os modos pelos quais osviveres em catástrofessão também formas de resistências a processos de subjetivações normalizadores muito estreitos diante da multiplicidade das existências. Nomes: Dartiu Xavier (Unifesp), Antonio Lancetti (Psicanalista, SP), Fernando Bilibio (Consultorio de Rua, Porto Alegre)